A RESSACA INTERMINÁVEL-CONCLUSÃO



Olá,


Não precisa ser muito esperto para perceber que o ano de 2022 será de fortes emoções.

O noticiário diário não deixa mentir.

A pergunta que não quer calar: Como escapar de tanto problema e evitar ter prejuízo?

Resposta: Mudando para Marte.


Não tem local seguro neste planeta, esquece.


Ou seja, uma Rússia querendo lembrar que ainda manda ou uma China mostrando que o mundo é o quintal dela, não tem lugar que você pode se esconder.

Isso sem contar que podemos estar a porta de novos isolamentos ou que uma nova variante que ironicamente se chamaria PI (isso mesmo, aquele do 3,1416 das equações matemáticas).


Então senta, bota a cabeça para pensar e vamos ao que interessa:

  1. Tenha princípios: Simples assim.

  • Coragem: Não tem o que pensar. Se quiser continuar a "um mínimo de sobrevivência", vai ter que enfrentar tudo, tomar decisões duras que dependerão unicamente de você, ter a sabedoria para reconhecer aquelas que não pode interferir e aceitar que quer goste ou não o mundo não está nem ai para você. Então tem que virar nos 30 para não desaparecer.

  • Responsabilidade: Fugir da raia não vai fazer desaparecer as contas para pagar, ao contrário, nessa hora eles correm mais que notícia ruim atrás de você. Pague o que tem pagar, custe o que custar, protelar não resolve e acumula uma bola de neve que lá na frente invariavelmente cobra a conta.

  • Critério: Conheci um empresário com dezenas de processos judiciais e todas as contas pessoais judicializadas por credores que querem (e pretendem) receber. Mas, qualquer dinheiro que põe no bolso, ao invés de liquidar qualquer dívida sabe que faz? Viaja para tirar o estresse da pressão do trabalho. Vai se divertir com dinheiro dos outros e depois reclama da vida. Isso se chama ...bom você pode completar a sentença.

  • Palavra: Pior desgraça que tem é a desconfiança. Deu sua palavra e não for lei e seguir à risca, esquece! Seguramente não terá uma segunda chance.

  • Ética: Jogar sujo, vitimizar-se, aproveitar de seu talento ou conhecimento para enganar os outros, voltará contra você. É incrível a quantidade de (pseudo) profissionais que se achavam talentosos, inteligentes, espertos no seu meio entrarem pelo cano e se afundar na lama por bobagem e acabavam denunciados por seus próprios colaboradores nas suas falcatruas. Quando o barco afunda o primeiro abandonar são os ratos, costumam dizer...Nada mais hipócrita.

  1. Tenha organização e controle:

  • Números: sabe qual é seu lucro? Quanto vende? Onde gasta? Onde vai?;

  • Apoio: tem gente que te ajuda ou precisa fazer tudo sozinho?;

  • Controles: consegue montar alguns indicadores importantes tipo, mapa de vendas, Relatório de despesas, controle do estoque? Isso amplia a sensação de segurança e estabelece uma zona de conforto;

  • Rotina: tá home office? Tem escritório? Loja? Não importa, manter a rotina diária também te ajuda a projetar um futuro melhor e organizar sua mente no caos. Não faz ideia o quanto isso é relevante saber que está tudo dentro dos limites possíveis para manter o negócio(e você) funcionando;

  • Gestão da crise: aqui que mora o grande segredinho do administrador profissional do empreendedor padrão. Saber administrar crises que ainda não aconteceram ou que podem acontecer. Como assim? Vou explicar melhor na próxima vez. Mas o administrador profissional tem um plano para todas as contingências possíveis para qualquer negócio, porque sabe e está preparado para quando precisar enfrentar qualquer tipo de tempestade.

Isso ai... 2022 promete fortes emoções, quem viver (sem trocadilhos) verá!

Força ...Coragem e Fé...Porque vai precisar.

Até a próxima.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo